A Passagem de Tempo no Final de “The End of Evangelion”

Witches Don't Exist
4 min readFeb 7, 2020

--

Este texto de trata de uma tradução de um texto do Eva Geeks Wiki. Todos os direitos são reservados à enciclopédia e aos colaboradores do artigo do fórum.

Depois de rejeitar a Instrumentalidade, Shinji é visto emergindo no mar de LCL. Na cena seguinte, Shinji vê Rei, e parece chocado ao vê-la lá, e mais ainda quando ele percebe que Asuka também está lá. Enquanto Shinji percebe a garota, ele se move em sua direção e começa a estrangulá-la, sem uma razão clara. A interpretação geralmente aceita é que ele estava tentando determinar se ela era real ou se eles ainda estavam experimentando a Instrumentalidade. O estado de espírito de Shinji pode parecer um pouco chocante, pois ele parecia contente e disposto a enfrentar o futuro ainda alguns minutos antes no filme, enquanto se despedia de sua mãe Yui, mesmo que ele ainda estivesse incerto de conseguir alcançar a felicidade.

Em vez disso, Shinji parece um pouco instável e desordenado, pois tentar estrangular Asuka novamente parece uma ação bastante extrema. É interessante notar que o tempo dentro da própria Instrumentalidade é relativo, e as sequências apresentadas no filme não seguem uma maneira completamente linear, portanto, enquanto a própria Instrumentalidade leva menos de uma hora dentro do filme, é inteiramente possível que Shinji tenha experimentado semanas, meses ou até décadas dentro da Instrumentalidade, e só retornou ao mundo real muito mais tarde, e pode ter passado algum tempo sozinho na praia antes de Asuka aparecer, como alguns elementos na cena indicam:
A cruz de Misato está enferrujada, ou mais especificamente, o prego que a segura.

Foi sugerido que isso poderia ser apenas um sangue lavado na cruz, como se diz que o LCL se assemelha a sangue várias vezes. No entanto, o fato de a ferrugem estar caindo especificamente do prego é revelador, porque significa que houve tempo suficiente para o mesmo enferrujar ou, alternativamente, se Shinji encontrou-o já enferrujado, a água ou a umidade poderiam fazer a ferrugem chegar à cruz. Independentemente disso, é necessário pelo menos haver tempo suficiente para a ferrugem escorrer em primeiro lugar.

Existem vários pedaços de madeira de natureza inexplicável. Shinji afirma que a razão pela qual ele quer voltar ao mundo real é porque ele quer ver seus amigos e as pessoas que ama novamente, porque pelo menos lá ele saberá que seus sentimentos são reais, mesmo que ele arrisque ser recebido com rejeição e fracasso.

Esses são marcadores de fato graves do que Shinji ergueu em memória dos outros personagens principais, embora Rei e Kaworu não estejam incluídos. Presumivelmente, aquele com a cruz de Misato deveria representar Misato. Shinji pode ter acreditado, por um tempo, que ninguém estava voltando e ele estava fadado a ficar sozinho, então encontrar Asuka na praia seria uma surpresa, porque teria provado que ele estava errado. Isso também poderia explicar por que ele decidiu sufocá-la - para descobrir se ela era real.

Uma "boneca" perfeita de Asuka dentro da Instrumentalidade não reagiria e aceitaria qualquer um de seus desejos, inclusive matá-la, pois dentro da Instrumentalidade não há individualidade, portanto Asuka poderia não ter vontade própria. Mas ela não apenas reage, mas também o faz com compaixão. Isso prova a Shinji que ele não está mais sozinho e que ela é realmente real.

Os ciclos da lua mudam entre a primeira cena pós-impacto e quando Lilith está morrendo na cena final. Eles parecem indicar que pelo menos duas semanas se passaram entre essas cenas. É certo que é possível que a lua estivesse apenas sendo vista de outro ângulo, e isso daria ao espectador uma impressão diferente do ciclo real em que estava, portanto não há evidências muito fortes.

Tradução por Evódio Buarque

Texto na íntegra

--

--

Witches Don't Exist
Witches Don't Exist

Written by Witches Don't Exist

Traduções/textos relacionados a audiovisual, literatura, política. Ocasionalmente textos autorais e desabafos jogados ao vento para simples e pura reflexão.

No responses yet